27/03/2015

Os 7 Hábitos da Liderança segundo Ram Charan

Nessa semana estive no Fórum de CEOs da Amcham Campinas realizado no Teatro Municipal de Paulínia, evento de muita qualidade reunindo executivos e empresários da região, no qual tivemos uma aula de Liderança.

Com o tema “Lapidando Grandes Líderes” a grande estrela do evento foi Ram Charan, consultor de negócios, autor e palestrante renomado internacionalmente, ele atua em empresas como GE, DuPont, Novartis, 3M dentre várias outras.De maneira muito simples e construtiva, Ram Charan desenvolveu em sua palestra sete hábitos que os grandes líderes possuem. Na abertura da palestra já pontuou: “Não há teoria sobre liderança, mas há práticas, hábitos que podem formar lideranças”.
Apesar de suas palavras terem um enfoque estratégico podemos extrapolar esses hábitos para o âmbito operacional. Principalmente porque liderança não tem lugar pré-determinado, ela é bem vinda em todos os lugares.

Tomo aqui a liberdade de expor seus ensinamentos fazendo um paralelo com a nossa realidade dentro de operações, dentro de um ambiente de melhoria contínua.

1. “Leaders Never Give up”

Líderes nunca desistem. Quer afirmação mais fundamental para o processo de melhoria contínua do que essa?
É necessário persistência e resiliência para estar constantemente em mudança, constantemente transformando o seu processo e a sua gestão sobre ele.
Não desistir nunca até nos remete ao quinto Princípio do Lean sobre buscar a perfeição.

2. “Find the Right People”

Ache as pessoas certas. E ainda complementou: “Quando você não trabalha com as pessoas certas você perde muita energia, muito tempo e tempo não pode ser recuperado”.
Colocar as pessoas certas no lugar certo é fundamental para ter um ambiente de excelência. Escrevi algumas dicas sobre pontos importantes na hora de definir equipes em “Definindo Equipes com Felipão”. Independentemente do resultado da Copa do Mundo, a construção de uma equipe e escolha dos seus integrantes é ponto chave para a produtividade.

3. “Continuously Searching for Opportunities”

Busque oportunidade continuamente. Olhe para fora e veja as mudanças. Quais são as oportunidades que estão lá?”
Buscar oportunidades é conceito básico de melhoria. Sem oportunidades não há o desejo da mudança.

4. “Keep Realistic and Positive Moods”

Mantenha os humores realistas e positivos. “Ouça os negativos, engaje-os na solução dos problemas e construa pensamentos positivos”.
Poucas coisas são difíceis como o processo de mudança. As pessoas saem de suas zonas de conforto, tem que aprender e praticar novos processos, rotinas e comportamentos.
O negativismo vem à tona como se a mudança não fosse para melhor. Como se a visão de situação futura fosse para pior.
Manter o foco no realista e positivo nesse processo é fundamental para um projeto de melhoria.

5. “Learn the Modern Technology”

Aprenda as novas (modernas) tecnologias. “Busque tecnologias que mudam as regras do jogo”.
As empresas hesitam muito em se modernizar. Das coisas mais básicas às mais complexas. Conheço uma empresa, por exemplo, que só saiu do Office 98 em 2011.
Investir em tecnologia confiável aumenta em muito sua produtividade, reduz custos e o torna mais competitivo. É preciso parar de esperar ‘o momento ideal’ para se modernizar se quiser se manter à frente dos concorrentes.

6. “Practice with your team: What can we do better for our customers? How can we execute better?”

Pratique com sua equipe: o que podemos fazer melhor para nossos clientes? Como podemos executar melhor? Ram Charan recomenda a prática semanal dessa pergunta. Fazer uma reunião semanal com sua equipe, fazer essas perguntas e utilizar 10 minutos nessa reflexão.
São perguntas chaves para se enxergar oportunidades, para disparar um projeto de mudança, para investir em novas tecnologias.
A prática semanal dessas perguntas fará com que as ideias sejam discutidas, debatidas e incrementadas.

7. “Convert your goals into 5 or 6 critical tasks to be executed, assign individuals for these tasks and follow up it”

Converta as suas metas em 5 ou 6 tarefas críticas à serem executadas, determine as pessoas para executá-las e faça o acompanhamento. Simplificar o plano estratégico é fundamental para conseguir controla-lo.
O mesmo vale para um projeto de melhoria. Querer detalhar muito o projeto para poder ter o controle sobre o seu avanço é sinônimo de falta de confiança naqueles que executarão os projetos. Ou seja, você não tem as pessoas certas para conduzir esse processo de mudança.

E esses ensinamentos servem para estratégia, para melhoria, para execução e, por que não para vida pessoal.
A prática desses hábitos constrói a liderança, é essa prática que faz das pessoas líderes.
Ram Charan abriu sua palestra com a seguinte reflexão que uso aqui para encerrar esse texto:

“Pratique, pratique, pratique.
Se é a prática que forma campeões nos esportes, na dança, na música, com liderança é a mesma coisa.
Você pode ter nascido com isso, mas não será um campeão se não praticar.
Pratique, pratique, pratique…”

 

Gostou do texto? Acredita que essas oportunidades existam na sua empresa?
A Exo – Excelência Operacional está pronta para ajudar você e sua empresa a atingir metas. Entre em contato através de contato@exoconsultoria.com.br, ou ligue para 19 4042-0396.

Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos e novidades.

Confira outras publicações do blog

Gostou da postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *