04/06/2014

Definindo Equipes com Felipão

No próximo dia 12 vai começar a Copa do Mundo! Nossas expectativas sobre a Seleção Brasileira estão em evidência. Começamos a preparar a torcida e pensar onde e com quem assistiremos os jogos.
A convocação trouxe pouca polêmica. Um ou outro jogador é contestado. Mas o fato é que Felipão construiu e definiu a equipe que representará a equipe que representará nosso país e podemos tirar algumas lições para pensarmos na nossa equipe.

Potencialização das Habilidades Pessoais

No futebol, ao longo da carreira dos jogadores ele mudam de posição para se adequar à aquela que mais se adequa às suas características físicas e habilidades.
Uma dupla de ataque com David Luiz e Tiago Silva seria um potencial desastre, mas compondo uma dupla de zaga impõe respeito.
Nossa equipe deve ser construída com o mesmo pensamento. Temos que entender e visualizar as habilidades de cada indivíduo e coloca-los na função que mais beneficiam a equipe.

Multifuncionalidade

Alguns jogadores multifuncionais podem cumprir mais de uma função no campo, cobrir companheiros e oferecer variações táticas.
Explorar a matriz habilidade e criar equipes multifuncionais facilita e potencializa o desempenho da nossa equipe.

O Homem de Confiança

Felipão garantiu a presença de alguns jogadores na Copa do Mundo, muito antes do anuncio oficial. Esses são seus homens de confiança.
Ter o homem de confiança é fundamental para estreitar a relação da equipe com o gestor. Normalmente ele é seu canal de comunicação com a equipe, é ele quem facilita o diálogo, traz as expectativas do time e gerencia a comunicação interna do seu departamento.

O Líder

Na seleção temos algumas lideranças que puxam e representam a equipe. O capitão é o líder oficial da seleção, mas a liderança não está só nele. Ter mais de um líder não é prejudicial desde que todos eles levem para uma mesma direção.
Cada vez é mais evidente para o mercado a necessidade do desenvolvimento de lideranças dentro das empresas. São os líderes que mantêm a equipe unida em direção a estratégia. Portanto sem liderança dificilmente sua equipe tomará uma única direção.

O Craque

Um time só de craques exige um grande esforço de gestão. Mas um time sem nenhum craque exige um esforço ainda maior.
Mirar os craques para formar sua equipe é importante para facilitar a gestão. Nem sempre será possível, mas busque ter ao menos um membro da sua equipe que, na hora do aperto, você possa contar com ele para ajudá-lo a resolver o problema.

Quando se trata de seleção, um técnico tem a sua disponibilidade todo o tipo de jogador para ele escolher e montar o seu time. O seu alvo não são só os melhores e mais habilidosos, mas sim aqueles que juntos podem formar uma melhor equipe.
Na realidade das empresas, inúmeras restrições não nos dá a oportunidade de deixar a equipe exatamente como queríamos, mas isso não pode tirar o foco da nossa condição alvo. Identificar as fraquezas, fazer planos de desenvolvimento e um bom processo seletivo, pode sim lhe dar as condições de ter uma equipe campeã.
E agora que o Felipão fez o seu trabalho, nos resta a tarefa de torcer!

Gostou do texto? Acredita que essas oportunidades existam na sua empresa?
A Exo – Excelência Operacional está pronta para ajudar você e sua empresa a atingir metas. Entre em contato através de contato@exoconsultoria.com.br, ou ligue para 19 4042-0396.

Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos e novidades.

Confira outras publicações do blog

Gostou da postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *