23/06/2015

Cinco Frases para Repensar seu Modelo de Melhoria

Muitas empresas se apoiam em diferentes fundamentos ou metodologia como Lean, Seis Sigma, TPM, Kaizens para criar um modelo de melhoria contínua.
Muitas vezes criam uma área ou departamento apenas para manter o sistema rodando. Mas será que esse sistema está realmente incorporado nas pessoas?
Listamos cinco frases que se presentes em sua empresa, está na hora de repensar o seu modelo para realmente incorporar a melhoria contínua em toda a organização.

“O papel aceita tudo”
Um dos grandes clássicos da resistência às mudanças e dos pessimistas que, antes de qualquer coisa acontecer, já estão dizendo que não funcionará.
Essa frase é uma verdade absoluta. Sim, o papel aceita tudo, assim como uma planilha de Excel, assim como o seu sistema ERP, assim como – muitas vezes – seus processos.
E adivinha quem é o responsável pelas informações que irão para o papel? Isso mesmo: as pessoas.
Portanto, se a informação que está “no papel” é confiável, real e foi levantada e processada de maneira correta, a informação que sai desse “papel” está bem próxima da realidade.

“Faz quinze anos que fazemos desse jeito e nunca tivemos problema. ”
Vamos parar para pensar como era o mundo há quinze anos atrás. A internet era um bebê, celulares estavam se popularizando e GPS era um gadget de alta tecnologia.
Essa frase por si só é uma necessidade de mudança. Se você está há mais de quinze anos fazendo coisas do mesmo jeito, com certeza você está ultrapassado. Existe alguém fazem melhor que você por aí.

“Não podemos mudar isso porque é padrão”
Você não pode travar um processo de melhoria porque algo é padrão. É justamente esse padrão que deveria estar incentivando o processo de melhoria.
Se na hora de alguma mudança você está esbarrando em padrões pode ter uma certeza: o seu padrão está errado.

“Vocês só trazem problema para mim? ”
Se você escuta essa frase constantemente do seu gestor qual é a sua tendência? Parar de levar problemas para ele.
Isso significa que os problemas deixarão de acontecer? Não! Significa que você irá resolver todos os problemas? Também não! Significa apenas que alguns problemas serão varridos para de baixo do tapete ou empurrados com a barriga até que alguém perceba.
Por isso, caro gestor, tome cuidado com essa frase. Se a sua intenção é que sua equipe também traga soluções e não fiquem apenas à mercê de suas ideias, ótimo! Perfeito! Mas deixe isso muito claro na sua comunicação. Caso contrário vários problemas não serão resolvidos e uma hora eles aparecerão, mas pode ser tarde.

“Isso é que dá não caprichar na solução! ”
Pense nisso: alguém, sozinho ou com uma equipe, identifica um problema ou uma oportunidade. Eles discutem uma solução, trabalham em cima dela e realizam uma mudança. Aí essa mudança não gera o resultado esperado, ou ela falha em situações específicas, ou não funciona mesmo.
Sabe o que será gerado desse tipo colocação? Uma cultura onde falhar não é permitido. E a consequência disso é que as pessoas se arriscarão menos. Só executarão mudança que elas têm certeza que o resultado final será positivo.
Sabe quantas mudanças tem o resultado garantido? Quase nenhuma! Melhorar exige ciclos de mudança e aprendizados constantes. Esse é o famoso PDCA.

Ao longo da minha carreira, percebo que esse tipo de frase vem desaparecendo das empresas, mas ainda é possível percebê-las de maneira isolada em algumas pessoas, seja nos dizeres ou na postura das pessoas frente à diferentes situações.
Incorporar a melhoria contínua nas empresas quer dizer criar um ambiente organizacional onde o novo é aceito e experimentado, onde mudanças são bem-vindas e estimuladas e onde o fracasso tem vez, desde que se aprenda alguma coisa com ele.

Gostou do texto? Acredita que essas oportunidades existam na sua empresa?
A Exo – Excelência Operacional está pronta para ajudar você e sua empresa a atingir metas. Entre em contato através de contato@exoconsultoria.com.br, ou ligue para 19 4042-0396.

Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos e novidades.

Confira outras publicações do blog

Gostou da postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *