18/11/2014

Os 4 Elementos Básicos para Redução dos Tempos de Setup

Setup de máquinas e equipamentos é sempre um problema nas empresas. Ele gera problemas de capacidade, força a produzir grandes lotes, além de quase sempre ser visto como um grande mal a ser executado.
Apesar disso, as fábricas têm dificuldades de mantê-los sobre controle e, mais ainda, de reduzi-lo, mesmo com a ampla divulgação dos conceitos de SMED.
Parte do problema está em aspectos gerenciais e comportamentais muito simples de resolver. Abaixo listo quatro pontos básicos para iniciar o processo de melhoria:

1. Fazer setup é ruim
Essa afirmação quase sempre aparece e é muito curiosa. Fazer setup não é ruim, ruim é o tempo que ele leva. Se o seu setup dura zero minutos, qual é o problema em fazê-lo diversas vezes por dia? E se ele for menos de 10 minutos?
Encarar o setup como algo positivo é fundamental para que todos o encarem de frente e entendam suas dificuldades.

2. Ausência de supervisão durante o setup
É comum quando uma máquina começa seu setup a supervisão se ausentar.
Esse é um fenômeno interessante, mas a liderança ou supervisão de área tende a dar atenção para as máquinas que estão produzindo e não para as que estão paradas.
Durante o processo de setup a supervisão se faz mais importante para que o setup seja executado corretamente e a máquina volte a produzir o mais cedo possível.

3. Falta de padrão de execução de setup
Já explorei o tema padrão em Padronização Lean. Mas gosto de reforçar que o maior problema de não ter padrões é que qualquer execução é execução. Não há maneira correta, tempo esperado, nem qualidade desejada.
Se o seu setup não é padronizado, como identificar desvios? Como saber se ele está no começo, meio ou fim? Como saber se todos estão executando suas responsabilidades corretamente?
Padronizar é fundamental no processo de melhoria.

4. Não controlar o tempo do setup
Apesar de ser um problema comum é um problema sem controle. As empresas sabem que os setups são longos, mas não sabem exatamente quando tempo dura, muito menos qual é sua variação.
Quem não controla, não gerencia; quem não gerencia, não melhora.
Esses aspectos são fundamentais para iniciar o processo de redução dos tempos de setup e são de fácil solução. Se a sua empresa já superou esses quatro pontos, tenho certeza que a aplicação dos conceitos de SMED será bem sucedida e logo estarão realizando vários setups por dia se nenhum pesar.

Gostou do texto? Acredita que essas oportunidades existam na sua empresa?
A Exo – Excelência Operacional está pronta para ajudar você e sua empresa a atingir metas. Entre em contato através de contato@exoconsultoria.com.br, ou ligue para 19 4042-0396.

Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos e novidades.

Confira outras publicações do blog

Gostou da postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *