07/05/2014

Mudando por Mudar

É uma armadilha comum. A empresa começa o processo de implantação do Lean devido a uma decisão gerencial ou diretiva global. Ela provavelmente contratará uma consultoria ou um especialista interno para isso.
O início da implantação segue o script: há VSMs sendo feitos, análises de dados e todas as ferramentas para se identificar desperdícios e suas causas-raiz. As primeiras ações são definidas e implantadas e, em um curto período, alguns bons resultados são atingidos.
Mas, de repente, a mesma diretoria – local ou global – sente falta de algo. Eles não sabem mais qual é o status da implantação em cada área que eles são responsáveis. Qual é o status atual? Qual deveria ser o status?
Então começam os primeiros frameworks e, logo depois, as auditorias Lean. E, normalmente, quando esses aparecem, o pensamento Lean deixa de existir.
Não me entenda mal. Frameworks e auditorias Lean não são ruins. O problema é a maneira que eles são construídos. A maioria apenas confere o status da implantação de certas ferramentas e não a necessidade e impacto delas.
Quando um gerente de área tem um framework ou check-list de auditoria em suas mãos e sabe que será cobrado por aquilo, ele quer apenas implantar todos os pontos. Não importa a necessidade, a prioridade ou o impacto em seus indicadores.
Então ele começa a mudar por mudar. Note que estou dizendo mudar e não melhorar. Ele não está mais preocupado em melhorar: ele quer ter o seu framework completo ou uma nota alta na auditoria Lean.
Não há mais VSMs – apenas os exigidos pela auditoria –, não há analises de causa-raiz e a empresa começa a aplicar as ferramentas do Lean aleatoriamente. Nesse ponto, todos estão felizes: a diretoria pode ver o status da implantação em todas suas áreas e os gerentes de áreas recebem o seu tapinha nas costas e, as vezes, até um bônus pelo seu desempenho.
Ao invés de avaliar as ferramentas Lean, os frameworks e auditorias Lean deveriam avaliar o processo de melhoria da empresa. Como as pessoas enxergam os desperdícios e como elas reagem frente a eles. Como a metodologia é utilizada para reduzir esses desperdícios e, como consequência, melhorar seus desempenhos. Como os gerentes fazem o desdobramento de seus objetivos em metas e atividades para todos os níveis de sua organização e como eles fazem o follow-up disso.
Lean não é algo a se fazer, é algo a ser. Lean é uma maneira de gerenciar pessoas e processos sempre focando na redução de desperdícios em direção à uma meta. Se o seu framework ou auditoria Lean foca nisso; parabéns! Sua empresa está no caminho certo.

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