10/11/2016

Líder Lean: A Primeira Pergunta é “Quem” e não “Por que”!

Análise de Falha

Em quase todo material sobre liderança Lean vem a clássica instrução de que um Líder Lean pergunta “Por que?” e não “Quem?”.

O que está por trás dessa diretriz de comportamento é que um Líder Lean não saí por aí culpando as pessoas pelos problemas e desvios no processo. Ele entende que o problema está em seu próprio processo que não é robusto, e pergunta o porquê de uma falha ter ocorrido ao invés de perguntar quem a causou.
Mas essa afirmação vem gerando uma certa confusão. As pessoas entendem que não podem perguntar “Quem?” em hipótese alguma. Grande erro. Na verdade, a primeira pergunta deveria ser “Quem?”.

O Líder Lean precisa saber definir a falha

Tenho visto por aí diversas análises de causa-raiz que falham no seu primeiro e principal requisito: a definição do problema ou falha.
As equipes partem direto para uma análise de causa-raiz sem entender direito o problema, gerando análises superficiais e soluções que não eliminam o problema.

Por isso perguntar “Quem?” é fundamental para iniciar o processo de melhoria. Quem estava no local no momento da falha? Quem estava operando a máquina? Quem realizou a ação de contenção?

Essas são as melhores pessoas para discutir e definir o problema. E elas devem sempre estar presentes no caso de um exercício de análise de falha.
Uma vez que essas pessoas estão juntas, com apoio de algumas outras, podemos começar a definir o problema.

Como definir uma falha?

É importante definir bem o problema. Temos que ter o cuidado de descrevê-lo sob diversas óticas. Para isso gosto de usar um guia de descrição de falha, parecido com um 5W1H, mas aqui para definir o fenômeno da falha.

Definição de Falha (5W1H)

Definição do Fenômeno da Falha

Responder essas perguntas faz parte de definição do problema. Portanto elas não podem aparecer como resposta da sua análise de causa-raiz e nem como parte do plano de ação.

Sendo assim, você não pode encontrar a seguinte situação em uma análise de 5 Porquês:

Por que a esteira desalinha?
Porque o equipamento operou acima da velocidade nominal.

Ou como parte de seu Plano de Ação:

Entender se o problema também ocorre no turno da noite. Fulano 30/Fev

Agora temos um fenômeno de falha muito bem definido:

“A esteira de ligação do equipamento desalinha sempre que produzimos o produto A depois do B, especialmente em dias mais quentes e no final do turno, raspando no equipamento e prejudicando a produção”

“O produto A saí da especificação ao sobrecarregar o equipamento de extrusão, toda a vez que a pressão passa de 10Mpa, o produto não passa no Poka-Yoke.”

Agora sim nosso problema está bem definido e o “Por que?” pode ser perguntado e a causa-raiz encontrada.

O Líder Lean não faz apenas uma pergunta, ele faz várias

O Líder Lean é não é aquele que pergunta “Por que?”, mas sim aquele que sabe fazer perguntas. Ele faz perguntas certas, nas horas certas. Ele questiona a resposta dada e traz uma nova reflexão. Ele provoca a sua equipe a estar sempre explorando possibilidades e solucionando problemas.

 

Gostou do texto? Acredita que essas oportunidades existam na sua empresa?
A Exo – Excelência Operacional está pronta para ajudar você e sua empresa a atingir metas. Entre em contato através de contato@exoconsultoria.com.br, ou ligue para 19 4042-0396.

Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos e novidades.

Confira outras publicações do blog

Gostou da postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *