A Estratégia do Oceano Azul
LIVRO: A Estratégia do Oceano Azul
AUTOR: W. Chan Kim, Renée Mauborgne
Minha primeira indicação, “A Estratégia do Oceano Azul” é um livro fundamental para todos aqueles que desejam empreender, seja dentro de sua organização ou construindo sua própria empresa.
O livro parte do princípio que existem oceanos vermelhos nos quais a concorrência é sangrenta e predatória e a decisão do cliente de escolher o seu produto ou o do concorrente será, quase sempre, preço.
Por outro lado, é possível encontrar novos espaços no mercado, onde sua empresa navega sozinha por esse oceano azul e a escolha do cliente passa a ser sempre o seu produto, porque não há outro que se equipare a ele.
A grande sacada do livro foi definir que as empresas fazem Movimentos Estratégicos para se colocar nesse Oceano Azul e que esses movimentos acontecem de tempos em tempos, em diferentes mercados. Não existem empresas permanentemente e eternamente navegando nesse oceano.
Quando Henry Ford lançou o Modelo T e desenvolveu o conceito de linha de produção, ele fez um movimento estratégico que o levou à um oceano azul. “Você pode ter qualquer carro, desde que seja um Ford T Preto” – diziam.
Uma década depois, a GM, através de seu CEO Alfred Sloan, lançou a estratégia “um carro para todos os bolsos e propósitos” introduzindo no mercado o conceito de opções em um automóvel e o conceito de atualizações anuais nos veículos. Esse movimento estratégico dessa vez colocou a GM em um Oceano Azul.
Quando Steve Jobs lançou o IPhone, ele fez um movimento estratégico que colocou a Apple em um Oceano Azul.
Décadas antes, a Apple também navegava por um Oceano Azul quando, em um movimento estratégico, criou o computador pessoal, o Apple II.
E é sobre isso que o livro discorre, o que caracteriza um Movimento Estratégico para levar uma empresa a navegar nesse Oceano Azul?
O ponto chave desse movimento estratégico é a busca por diferenciação (Valor para o Cliente) simultaneamente à redução de custos.
Busca Contínua por Valor e Redução de Desperdícios (custo). Onde será que já vimos isso?
Nessa linha, o livro também conta que a Apple não foi a primeira empresa a fazer um computador pessoal. Antes dela, uma empresa chamada MITS produziu o Altair 8800, mas não criou um Oceano Azul. Por que?
Porque o computador não tinha monitor, não tinha memória permanente, não tinha software e não tinha teclado. Tornando a sua utilização muito complexa. A empresa não ouviu o cliente e não entendeu o que era valor para ele.
Porque indico esse livro?
Em primeiro lugar, porque é um livro básico para empreendedores. Todo empreendedor deveria ler esse livro e ter em mente seus conceitos.
O livro trata um princípio básico do Lean – maximizar valor e reduzir desperdícios – dentro de um contexto estratégico e não operacional, como estamos acostumados a ver. Por isso também deve ser leitura obrigatória de todos aqueles que trabalham com melhoria de processos, em especial o Lean.
Essa visão estratégica pode ser um diferencial do ponto de vista de implantação de projetos de melhoria.