Sapiens – Uma breve história da humanidade
LIVRO: Sapiens – Uma breve história da humanidade
AUTOR: Yuval Noah Harari
Dessa vez saímos um pouco da caixa dos livros de gestão e estratégia e vamos para um livro que nos leva a entender melhor nossa sociedade.
Sapiens – Uma breve história da humanidade traça a história do Homo Sapiens desde seus primórdios até os dias atuais, mas sempre com um caráter antropológico e sociológico.
O livro inicia com uma excelente explanação sobre o porquê de o Homo Sapiens ter sido a única espécie Homo a sobreviver e segue com a nossa evolução social e intelectual.
Passa pela formação das primeiras cidades – e o que nos levou a nos fixar em um território ao invés de seguir com a vida nômade de caçador-coletor – indo para as grandes civilizações e os países modernos.
Possui uma boa discussão em cima do surgimento das religiões e dos regimes político-econômicos – com uma parte muito interessante sobre o Capitalismo.
Repleto de discussões sobre nosso comportamento social e como os padrões do aceitável muda ao longo do tempo o livro finaliza com uma discussão filosófica sobre o potencial futuro da humanidade e o que é felicidade.
Um ponto importante para nós no livro é que a humanidade só começou a dar saltos intelectuais e, por consequência, tecnológicos a partir do momento em que reconheceu sua ignorância e assumiu que haviam coisas que não entendíamos.
Esse é um ponto presente nas organizações quando falamos de Excelência Operacional: a empresa só começa a evoluir seu desempenho quando reconhece que existem pontos em que precisa melhorar, em que o estado atual não é bom.
Porque indico esse livro?
Esse é o tipo de livro que gosto muito: aborda questões de comportamento humano individual e coletivo e é cheio de referências e histórias para contextualizar o conceito apresentado.
Acredito que entender mais sobre pessoas, do ponto de visto psicológico, social e antropológico, ajuda e muito a compreender essas mini-sociedades que são as empresas.
A leitura desses livros, permite o aprofundamento desses temas, o que nos abre a cabeça para novas abordagem em termos de gestão.