11/03/2015

E o que você tem feito?

Não. Não é a música da Simone que nos atormenta todo natal. É uma pergunta reflexiva que fazemos para você: o que você tem feito desde o início desse ano?

Todo o final de ano somos envolvidos por uma aura de renovação. Apesar de, teoricamente, ser apenas o início de um novo mês, os dias que antecedem o início do mês de Janeiro são sempre recheados de novas esperanças, novas decisões e promessas.
Fazemos uma reflexão (uns mais, outros menos) do que deu certo e o que deu errado durante o ano que passou e, principalmente, o que gostaríamos que tivesse sido diferente. E então começam as famosas promessas de ano novo.
Vou emagrecer. Começar a me exercitar. Passar mais tempo com a família. Sair mais com os amigos. E outras tantas para melhorar e vida pessoal.
Mas também surgem as com foco na vida profissional. Esse ano eu coloco aquele projeto em prática! Esse ano vou ser promovido! Farei melhorias na gestão da minha equipe. Vou começar a implantar o planejamento estratégico antes do Carnaval.

E por isso perguntamos: de todas as suas decisões e promessas de ano novo, quais são aquelas que você efetivamente começou a desenvolver?
Digo isso porque o ano calendário já começou faz tempo. Para falar a verdade quase ¼ dele já se passou. No Calendário Empresarial, o ano também já começou oficialmente, já que o Carnaval acabou há algumas semanas.

E você? Conseguiu sair da sua rotina e começar a colocar todo aquele plano em andamento?
Para aqueles que ainda não conseguiram começar nada, não se sintam mal, temos certeza de que você não é o único(a).
Mas tenho uma notícia boa para você: só depende de você mesmo.
Por mais que sempre tentemos colocar a culpa em imprevistos, nos outros, em fatores climáticos ou até mesmo entidades, colocar qualquer plano em prática e fazê-lo acontecer só depende de nós mesmos.

Praticamente toda a técnica de Coaching tem como plano de fundo empoderar a pessoa e fazer com que ela tome as rédeas da situação para executar aquilo que ela entende que é certo. O Coach trabalha fazendo com que você reflita sobre as habilidades que você precisa para tomar atitudes frente as suas atividades ou responsabilidades.

Portanto faça agora uma reflexão de (nem tão) início de ano. Por que você não conseguiu colocar seus planos em prática? O que está lhe impedindo além de você mesmo? Como pode contornar as situações adversas que apareceram para cumprir seus objetivos?
Em seguida defina exatamente o que você deve fazer, qual ação ou sequência de ações você pode fazer, e, mais importante, não deixe para depois o que pode fazer agora. Simplesmente faça. Coloque prazos curtos para que você cumpra essas ações, se cobre por eles e execute.
Rapidamente você perceberá que as coisas estão acontecendo, que todas aquelas dificuldades que você acreditava que existiam eram muito pequenas frente ao objetivo final.

Se conseguir chegar nesse ponto você verá que um ano novo finalmente terá começado.

Gostou do texto? Acredita que essas oportunidades existam na sua empresa?
A Exo – Excelência Operacional está pronta para ajudar você e sua empresa a atingir metas. Entre em contato através de contato@exoconsultoria.com.br, ou ligue para 19 4042-0396.

Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos e novidades.

Confira outras publicações do blog

Gostou da postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *