08/10/2014

Quem disse que o seu trabalho não é fazer melhorias?

“Você quer que eu faça meu trabalho ou faça melhoria?”
Essa frase apareceu em diversos momentos da minha carreira profissional. Algumas vezes nessa exata sentença, outras vezes de maneira mais polida ou maquiada mas com o mesmo sentido e, inúmeras vezes, nas atitudes das pessoas.
Mas quem disse que o seu trabalho não é fazer melhoria?

Resgatando o nascimento da produção em massa, quando Henry Ford estabeleceu o conceito de linha de produção em suas fábricas de automóvel, ele nada mais fez do que melhorar continuamente os seus processos e seu negócio. E Ford, não só era o gestor, mas também o dono do negócio. No início do desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção, que mais à frente se popularizaria na forma de Lean, Taiichi Onno também nada mais fazia do que liderar a melhoria contínua dos processos. Função essa que permanece no cerne de todos os cargos da Toyota até hoje.

Mas, em algum momento da história da indústria, gerenciar e melhorar se tornaram ações distintas. Os funcionários das empresas hoje, em qualquer nível que ele esteja, ou ele gerencia ou ele faz melhoria em seu processo.
Essa dificuldade parte de um problema básico: temos muita dificuldade em gerenciar. A verdade é que passamos a maior parte do tempo resolvendo emergências, apagando incêndios, discutindo assuntos que não estão em nossa esfera de atuação. Tudo isso leva à uma falta de tempo e, como consequência, não fazemos melhorias.

Para gerenciar deveríamos ter uma visão clara de onde queremos chegar, quais são nossas metas e, principalmente, um claro entendimento do processo de melhoria. As emergências deveriam ser solucionadas rapidamente para focarmos em melhorar os processos que não são robustos o suficiente e por isso geram esses incêndios.
Gerenciar e melhorar pode ser sim a mesma coisa. Depende de como você organiza o seu dia, o seu departamento, as suas responsabilidades e seus processos.

A grande maioria das empresas entendem que qualidade é de responsabilidade de todos, que segurança é responsabilidade de todos. Mas não enxergam melhoria contínua como responsabilidade de todos.
Mudar esse conceito é o primeiro passo para trazer uma evolução constante no desempenho operacional. A melhoria contínua deve ser um elemento chave na gestão da sua empresa.

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