Fazer Lean ou ser Lean?
Uma pergunta muito comum vinda dos clientes no início de projetos é “quando que a gente sabe que o lean está implementado?” ou “quanto tempo para implementar o lean?”. Acredito que a resposta certa para isso seja: “nunca”.
Um excelente exemplo que escutei como resposta para essa pergunta foi: “Se uma empresa possui todas as ferramentas da Toyota aparentemente implantadas, posso ter uma primeira impressão de que se trata de uma empresa lean. Mas se após um tempo essa mesma empresa não mostrar nenhum tipo de melhoria, como redução de tempo de setup e estoques ou aumento da disponibilidade de máquina, chegarei à conclusão que essa é apenas uma empresa que usa essas ferramentas, não é uma empresa lean.”.
Ter o lean implementado nos traz a idéia de fazer lean e não ser lean. Fazer lean é um conceito antigo, do tempo que lean era a implantação de técnicas e ferramentas vistas na Toyota.
Esse conceito já mudou e vimos que o sistema é muito mais do que isso. Lean nada mais é do que a aplicação de melhoria contínua visando reduzir desperdícios em qualquer processo, seja ele administrativo ou produtivo. Uma definição muito simplista, mas que traz grandes implicações. A empresa precisa estar preparada para dar suporte a essa mudança de cultura e ser ágil o suficiente para não desanimar aqueles que desejam e contribuem com a transformação.
Esses “puxadores” são aqueles que naturalmente enxergam as oportunidades e propõe melhorias e podem contagiar os outros, dessa maneira um hábito de determinadas pessoas pode se tornar o hábito de uma empresa.
Esse processo de enxergar desperdícios e eliminá-los constantemente usando a criatividade para desenvolver soluções elegantes faz parte das características desses indivíduos ou sistema. Portanto não é algo que se faz, mas sim, se é.
Seguindo essa mesma linha de raciocínio: pode uma empresa ser lean sem ter apresentado grandes resultados? Recorro a resposta do início do texto, mas com alguma modificação – se uma empresa não possui nenhuma ferramenta da Toyota implantada e após algum tempo podemos notar que as pessoas estão voltadas para melhorias e fazendo acontecer, posso dizer que sim, é uma empresa lean, mesmo sem ainda mostrar os resultados disso em seus indicadores de negócio.
É importante compreender que melhoria contínua é uma jornada infinita. As pessoas devem estar motivadas a buscá-la sempre e cabem às empresas não deixar esse tipo de iniciativa se reprimir, motivando e reconhecendo aqueles que as lideram. Seguindo esse caminho nos tornaremos uma empresa lean e não uma empresa que faz lean.
Gostou do texto? Acredita que essas oportunidades existam na sua empresa?
A Exo – Excelência Operacional está pronta para ajudar você e sua empresa a atingir metas. Entre em contato através de contato@exoconsultoria.com.br, ou ligue para 19 4042-0396.