Pessoas: a Verdadeira Chave da Excelência
Não há excelência sem excelência no desenvolvimento de pessoas
Nosso último, mas não menos importante, elemento da Excelência Operacional, o desenvolvimento de pessoas é a chave para que todos os outros três elementos sejam bem executados.
Não há uma boa Estratégia sem pessoas capacitadas.
Não há uma boa Gestão sem pessoas capacitadas.
Não há um bom desenho de Processos sem pessoas capacitadas.
O desenvolvimento de pessoas é o que viabiliza os outros elementos e permite que ele melhore continuamente.
O que é desenvolvimento de pessoas?
Em um ambiente de Excelência Operacional, as pessoas primeiramente precisam ser capacitadas em solução de problemas.
Mas esqueçam as ferramentas, não é disso que estamos falando ainda. Todos na empresa devem ter habilidades básicas de soluções de problemas, que são:
Comunicação
Quantos problemas você já teve na sua empresa por problemas de comunicação? Um acidente ou quase-acidente. Alguém que não seguiu uma instrução e gerou um problema.
Ao mesmo tempo, você acredita que sua empresa se comunica pouco? Pelo contrário! Se comunicam em excesso, gerando outros desperdícios como excesso de e-mails e respostas e intermináveis reuniões que não levam a lugar nenhum.
O que acontece é que nos comunicamos mal! Muito mal! E essa, em geral, não é uma das habilidades que as empresas se preocupam.
Mas treinar as pessoas em habilidades de comunicação, verbal, escrita, corporal é fundamental no desenvolvimento de pessoas para a excelência.
Uma empresa que se comunica bem tem seus conflitos minimizados e assuntos bem direcionados.
Gestão do Tempo
Outra habilidade muito importante no contexto da excelência operacional é a Gestão do Tempo.
As pessoas nas empresas mal conseguem fazer seu próprio trabalho, quanto mais pensar estrategicamente e fazer melhorias. Estão sempre super-ocupadas e cansadas.
O resultado disso é uma falta de comprometimento com a Estratégia, Gestão e Processos. As pessoas querem é terminar as tarefas do dia do jeito que conseguirem.
“Os fins justificam os meios”. Não em uma empresa que busca a excelência.
Para a Excelência Operacional os meios são fundamentais para garantir o resultado esperado.
Portanto, o desenvolvimento de pessoas deve focar na Gestão do Tempo.
Aprender a gerir o seu tempo traz ótimas consequências. As pessoas aprendem a dizer não, aprendem a montar uma agenda de compromissos e tarefas factíveis com o tamanho do dia e aprendem a gerir o tempo dos outros, ou seja, delegar.
E essas são habilidades fundamentais em um ambiente de melhoria contínua e excelência.
Análise de Causa-Raiz
A Análise de Causa-Raiz, no sentido amplo da palavra, cobre todo o ciclo de melhoria.
Saber diferenciar o problema da solução, saber diferenciar ações de contenção e ações de correção, saber diferenciar ações de análise das ações de contenção/correção.
Parecem habilidades básicas, mas na grande maioria das empresas, ainda há dúvidas e confusões entre os conceitos, e ainda assim, esses conceitos estão concentrados em uma pequena parcela dos funcionários.
Saber explorar as possibilidades, levantar dados, analisar dados, formular hipóteses, formular experimentos, são habilidades que devem ser focadas no desenvolvimento de pessoas.
Dessa maneira você poderá ter efetivamente todo o time da empresa pensando estrategicamente, gerindo e definindo bons processos.
Note que, quando falamos de desenvolvimento de pessoas, estamos falando de habilidades que todos os funcionários da empresa devem ser capacitados, do operador ao presidente.
Essas são três habilidades básicas juntas formam a Tríade da Excelência que transforma as pessoas e a maneira como elas interagem.
São essas habilidades que potencializarão o resultado de qualquer capacitação sobre conceitos e ferramentas dos modelos de melhoria existentes e que permitirão às pessoas a fazerem as adaptações necessárias para que esses conceitos e ferramentas funcionem no seu negócio.
Não deixe de ler os outros artigos sobre Excelência Operacional e seus elementos!
Afinal, o que é Excelência Operacional?
Estratégia: o Norte da Excelência Operacional
Gestão: Onde Nascem os Projetos de Melhoria
Processos: Robustez como Base da Excelência
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Parabéns pelos conteúdos relevantes do blog e, com relação ao seu post “Pessoas, a verdadeira chave da excelência”, você tocou nem um ponto a ser desenvolvido na grande maioria das empresas!! se as empresas focassem verdadeiramente nestas competências de forma profunda, certamente alavancariam muuuito mais resultados!! abraço