03/09/2014

O Paradigma da Mudança

“Insanidade é fazer as coisas sempre do mesmo jeito esperando resultados diferentes”.
A frase acima, atribuída à Albert Einstein (e uma das minhas favoritas), retrata algo fundamental no processo de melhoria: a Mudança.
Sem mudança não há melhoria. Ela é um requisito fundamental se sua empresa espera um resultado melhor. E essa é a dificuldade.
A mudança em si, não é o grande problema. Em geral, as pessoas visualizam bem uma futura situação sem grandes angústias. Mas o processo de mudar… Esse sim é difícil de superar.
Gosto de comparar o processo de mudar de casa com o processo de mudança que as empresas passam. Recentemente, mudei de casa e pude passar novamente pela experiência e relembrar pontos fundamentais do desse processo.

1. A decisão da necessidade da mudança
Decidir mudar de casa é relativamente simples. Você imagina a situação futura, entende que lá será melhor e, com algumas contas para ver a viabilidade, toma a decisão.
As empresas passam por essa mesma etapa, da mesma maneira. Estudam o investimento para se chegar ao estado futuro, qual será o custo desse estado futuro e decidem.

2. A fase de convencimento
A ideia de mudar de casa partiu da minha esposa. Que me convenceu ao me mostrar concretamente o estado futuro, ou seja, a casa que ela já havia encontrado (até então eu não estava plenamente convencido). Meu filho, em um primeiro momento, ficou apegado à casa antiga e “não gostou da casa nova”. Minha filha, ainda com menos de um ano, talvez nem tenha se dado conta de que houve uma mudança.
Nas empresas encontramos os mesmos personagens. Os idealizadores da mudança, aqueles que só se convencem quando veem algo concreto pela frente, aqueles que são contra e aqueles que são indiferentes.

3. O esforço maior, mas temporário
Mudar de casa requer um esforço maior, mas temporário. Durante um mês, boa parte das minhas contas serão duplicadas, da casa antiga e da nova. Esforço já esperado, mas que não deixa de ser esforço.
Em um processo de mudança nas empresas, também passamos por esse esforço extra. Só que esse esforço é refletido na quantidade de trabalho. Durante um período de tempo temos elementos do antigo processo e elementos do novo processo que temos que executar ao mesmo tempo.

4. O foco no negativo
Durante a mudança de uma casa para outra, que durou mais de uma semana, várias vezes me peguei pensando “por que fui inventar de mudar de casa?”. São uma infinidade de coisas para empacotar, doar, jogar fora, levar para casa nova, comprar novas coisas, desempacotar, decidir onde guardar, doar e jogar fora novamente.
O processo de mudanças na empresa tira várias pessoas de suas zonas de conforto e todo esse processo de empacotar, doar, jogar fora, comprar novas coisas acontece em suas rotinas, suas ferramentas de trabalho e, principalmente, suas concepções e modelo metal. Nesse momento, focar na parte ruim que a mudança está trazendo é natural, mas não podemos perder de vista o objetivo final.

5. Novas realidades surgem e adaptações são necessárias
Morava em um apartamento e mudei para uma casa. Nunca tive que me preocupar com roupa no varal. O resultado foi que a primeira chuva molhou todas as roupas que já estavam secas. Uma nova realidade que não existia antes.
Quando estamos muito próximo daquele estado futuro que havíamos idealizado lá no início do processo de mudança novas situações e novas realidades surgem. Precisamos nos adaptar e fazer pequenos ajustes que, muitas vezes, não havíamos previsto.

6. Finalmente um novo lugar
Depois da mudança, tudo guardado em seu devido lugar, adaptações e ajustes feitos, começamos nos acomodar nessa nova zona de conforto. Aqueles que idealizaram a mudança estão satisfeitos, aqueles que eram contra agora se divertem e os indiferentes também. Reconhecendo que mudar foi sim muito bom. Já o processo de mudança foi difícil, um pouco caótico, mas acabou.
Preciso dizer o que acontece nas empresas?
Gostou do texto? Acredita que essas oportunidades existam na sua empresa?
A Exo – Excelência Operacional está pronta para ajudar você e sua empresa a atingir metas. Entre em contato através de contato@exoconsultoria.com.br, ou ligue para 19 4042-0396.

Newsletter

Cadastre-se e receba nossos informativos e novidades.

Confira outras publicações do blog

Gostou da postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *