Produtividade Brasil
O ano começa e junto dele conhecemos os resultados do nosso país do ano de 2013. Vemos enxurradas de análises e discussões sobre o crescimento do PIB do Brasil, sempre responsabilizando as autoridades pelos problemas estruturais, carga e regras tributárias do nosso país que, sem dúvidas, seguram nosso crescimento.
Mas será que estamos fazendo tudo o que está em nossas mãos para apoiar o crescimento do país?
A revista Exame de Outubro de 2012, traz uma excelente reportagem sobre a produtividade brasileira. A reportagem explora as causas da baixa produtividade brasileira, destacando que, na época, um trabalhador brasileiro produzia 1/5 do que um trabalhador americano produz.
Comecei a trabalhar com consultoria na área de melhoria de processos em 2001. Com mais de 10 anos de experiência e passagem por mais de 20 empresas diferentes com atividades de projetos, workshops e kaizens, percebo que a grande preocupação das empresas nos últimos anos foi com tudo aquilo que afeta seus clientes diretamente, ou seja, qualidade, prazo e/ou atendimento.
Os projetos ligados a aumento da produtividade ficaram em segundo plano, muitas vezes como uma necessidade para seu alcançar seus objetivos primários.
Podemos dizer que isso é um reflexo do tempo em que a mão-de-obra brasileira representava um baixo custo no produto final, sendo assim o esforço para otimizá-la não fazia sentido.
Mas a mão-de-obra brasileira, cada vez mais, passa a ser fator determinante do custo, no volume de produção com consequências diretas no crescimento do pais. Hoje temos um dos menores índices de desemprego da história e para crescermos precisamos fazer com que todos os setores produzam mais com os recursos já existentes, pois as opções do mercado estão limitadas e custam cada vez mais caro.
E as oportunidades são inúmeras – passam por melhorias e inovações de processos, gestão da disponibilidade dos equipamentos e gestão de processos e pessoas. E as soluções para todas essas oportunidades tem um ponto em comum: desenvolvimento de pessoas. Fornece-las as bases para que enxerguem oportunidades e entreguem resultados.
O Brasil tem problemas macro econômico e estruturais, mas ainda há muito o que fazer dentro de casa antes de apenas esperar por uma solução que não está na mão dos empresários e diretores das empresas. Precisamos investir no desenvolvimento das nossas equipes e como resultados teremos empresas mais produtivas, com inovações de processos e produtos que, sim, terão um efeito muito positivo no crescimento do nosso país.
Gostou do texto? Acredita que essas oportunidades existam na sua empresa?
A Exo – Excelência Operacional está pronta para ajudar você e sua empresa a atingir metas. Entre em contato através de contato@exoconsultoria.com.br, ou ligue para 19 4042-0396.